A App Store da Apple agora permite streaming de lojas de jogos, adiciona compras no aplicativo para miniaplicativos, jogos e chatbots de IA
Ao lado do inúmeras mudanças que a Apple está fazendo em suas plataformas para cumprir a Lei dos Mercados Digitais (DMA) da UE, a empresa também está atualizando suas regras sobre serviços de streaming de jogos e outros aplicativos que fornecem acesso a miniaplicativos ou jogos. As mudanças podem impactar empresas como a Netflix, que se expandiu para jogos móveis e em nuvem nos últimos meses, bem como esforços de outros gigantes da tecnologia como OpenAI, que oferece uma loja GPT, e Meta, que em 2022 encerrou sua tentativa de executar um aplicativo independente do Facebook Gaming depois de não conseguir ganhar força.
De acordo com um anúncio publicado pela Apple na quinta-feira, os desenvolvedores de todo o mundo agora podem enviar um único aplicativo que tenha a capacidade de transmitir todos os jogos oferecidos em seu catálogo.
Esta é uma mudança nas regras anteriores, que diziam que cada jogo oferecido aos usuários do iOS deveria ser listado em sua própria página separada da App Store – um requisito que a Apple disse ser necessário para revisar e examinar adequadamente a classificação etária e a conformidade de cada aplicativo. com as Diretrizes de revisão da App Store.
O objetivo, provavelmente, é encorajar as empresas que preferem lançar uma loja de aplicativos independente para jogos – agora que é permitida na UE pelo DMA – a fazê-lo na App Store da Apple, onde a Apple fica com uma parte do investimento. compras de aplicativos.
A Microsoft, nomeadamente, estava a ponderar a opção de lançar a sua própria loja de jogos móveis, foi relatado no ano passado. Além disso, a Epic Games, fabricante de Fortnite, também queria distribuir seus jogos por meio de sua própria loja de jogos, processando a Apple por questões antitruste na esperança de obter essa oportunidade. Mas a Apple venceu em grande parte a sua batalha judicial nos EUA, tendo apenas sido forçada a cumprir a única disposição que agora permite aos programadores apontar para os seus próprios sistemas de pagamento e websites a partir das suas aplicações.
Resta saber como estas empresas responderão às novas opções da Apple.
Além de permitir que aplicativos únicos hospedem jogos de streaming, a Apple diz que minijogos, miniaplicativos, chatbots e plug-ins também poderão incorporar o sistema de compra dentro de aplicativos da Apple em seus aplicativos.
Este ajuste parece estar focado nas preocupações emergentes sobre a GPT Store da OpenAI, que funciona como uma espécie de loja de aplicativos para chatbots de IA personalizados que funcionam de forma semelhante ao ChatGPT, mas são projetados para fins específicos. Com a GPT Store e a ascensão da IA de forma mais ampla, a Apple poderia perder uma fonte potencial de receita se os usuários navegassem e descobrissem chatbots pagos ou baseados em assinatura em um aplicativo maior. Essa mudança confirma que mesmo esses tipos de serviços estarão sujeitos às regras de compra no aplicativo da Apple – e às comissões de 15% a 30% que isso cobra.
A Apple observou que cada miniaplicativo, jogo no aplicativo ou experiência no aplicativo ainda terá que aderir às Diretrizes de revisão da App Store, o que significa que a Apple precisaria revisar os chatbots de IA, ou GPTs, se a OpenAI decidisse trazê-los para Usuários iOS em vez de apenas aqueles na web. Ele também disse que a classificação geral do aplicativo teria que refletir o conteúdo com classificação etária mais alta no aplicativo.
Relacionado a esta e outras mudanças, a Apple também está lançando mais de 50 novos relatórios para desenvolvedores por meio da API App Store Connect que os ajudará a analisar o desempenho de seus aplicativos em áreas como engajamento (o número de usuários interagindo com um aplicativo ou compartilhando-o com outros), comércio (informações sobre vendas, encomendas, downloads e transações por meio de IAP), uso de aplicativos (falhas, dispositivos ativos, instalações, exclusões) e uso de estruturas (por exemplo, como ele interage com CarPlay, Widgets, PhotoPicker e mais).
A Apple também está removendo a exigência de que os desenvolvedores adicionem login com a Apple junto com outras opções de login oferecidas para seus aplicativos. Em vez disso, os desenvolvedores que usam logins sociais ou de terceiros em seus aplicativos podem oferecer outro “serviço de login com foco na privacidade”, se assim desejarem.