Envolvido em suspeita de fraude em cota racial, Matteus Amaral chama atenção com vídeo: ‘É só esquecer’
O ex BBB e a mãe estão envolvidos em suspeita de fraude de cotas raciais para ingressar na faculdade
Matteus Amaral, o vice campeão do Big Brother Brasil vem sendo duramente criticado após uma descoberta de suposta fraude de cota racial após ele se declarar negro para ingressar na faculdade.
O ex BBB entrou para o curso de Engenharia Agrícola na Universidade Federal do Pampa, no Alegrette. Na imagem viralizada nas redes sociais com nome completo dele aparece que ele se autodeclarou preto.
Lembrando que o sistema de cotas raciais determina por lei a instituições de ensino metade das vagas destinadas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas como uma ferramenta de uma tentativa de desigualdade racial devido aos anos de escravidão predominantes no Brasil.
Em sua participação no Big Brother, o ex BBB contou que chegou a cursar até o quinto período do curso, porém teve de sair da faculdade para se dedicar a cuidar de sua avó que passava por problemas de saúde.
Após repercussão, Matteus ainda não falou diretamente sobre o assunto, mas em um vídeo publicado em seu perfil em que aparece carinhando um de seus animais, uma voz de fundo falava sobre o assunto em tom de deboche e chamou a atenção.
“Já soube que isso aí não dá nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra”, diz uma voz feminina ao fundo do vídeo. A fala da mulher não identificada aumentou ainda mais a polêmica do caso mas segue sem pronunciamento.
Matteus, do BBB24, postou um story com alguém falando ao fundo sobre o caso de fraude por cotas raciais na universidade:
“Já soube que isso aí não da nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra”. pic.twitter.com/MEZ4lvr5lz
— PAN (@forumpandlr) June 13, 2024