Opera lançará novo navegador com tecnologia de IA para iOS na Europa após mudanças de DMA da Apple

Opera lançará novo navegador com tecnologia de IA para iOS na Europa após mudanças de DMA da Apple

Ópera revelou hoje que lançará um novo navegador baseado em IA construído em seu próprio mecanismo para iOS na Europa. A empresa sediada na Noruega anunciou a mudança após a notícia de que a Apple permitirá que mecanismos de navegador alternativos rodem no iOS como resultado dos requisitos da Lei Europeia dos Mercados Digitais (DMA). As mudanças permitirão que os desenvolvedores ofereçam navegadores que não sejam baseados no mecanismo de navegador WebKit.

Atualmente, a Apple exige que navegadores de terceiros usem o WebKit, que é o mesmo mecanismo de navegador que sustenta seu próprio navegador Safari. Para cumprir o DMA, a Apple começará a permitir que os desenvolvedores enviem navegadores não baseados em WebKit, tanto para aplicativos de navegador da web quanto para desenvolvedores que oferecem navegadores no aplicativo para exibir páginas da web em seus aplicativos iOS.

A Opera diz que as mudanças permitirão fornecer aos usuários do iPhone uma alternativa ao Safari com tecnologia de IA.

“Como principal desenvolvedor europeu de navegadores, adotamos as mudanças introduzidas através do DMA, com o objetivo de fomentar a concorrência e oferecer aos usuários uma seleção mais diversificada de navegadores no iOS”, disse Jørgen Arnesen, EVP Mobile da Opera, em comunicado. “Pretendemos entregar isso com o Opera One para iOS centrado em IA. Além disso, estamos entusiasmados em ver a confirmação de que a Apple também implementará uma tela de escolha de navegador para iOS, tornando mais fácil para os usuários escolherem seu navegador favorito como padrão também em seus dispositivos móveis.”

Arnesen observou que o Opera está “muito entusiasmado com o novo formulário de solicitação de interoperabilidade anunciado pela Apple, que permitirá aos desenvolvedores enviar solicitações adicionais de interoperabilidade com recursos de hardware e software do iPhone e iOS”.

O novo navegador está previsto para ser lançado em março, quando o DMA entrará em vigor. Dado que as mudanças só estão sendo aplicadas na União Europeia, a Opera disse em um comunicado à imprensa que “encoraja fortemente a Apple a implementar essas mudanças aumentadas. liberdades para usuários iOS em todo o mundo.”

A Opera não forneceu mais detalhes sobre o próximo navegador, mas disse que anunciará em breve um “grande investimento” em um projeto importante de infraestrutura de IA na Europa.

No ano passado, a Opera apresentou seu navegador “Aria” AI e redesenhou seu principal navegador de desktop e o chamou de Opera One, que também será o nome do novo navegador iOS. Na época, a Opera disse que o novo navegador tinha elementos que o deixariam pronto para um “futuro generativo baseado em IA”.

 

Continua após a publicidade..

fabiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *