Qualidade de vida: O que é e sua importância

Qualidade de vida: O que é e sua importância

Ter qualidade de vida é algo que todas as pessoas procuram ultimamente, mas ela não está relacionada à conta bancária. Na verdade, uma vida melhor tem uma rotina menos acelerada, onde é possível cuidar da saúde e aproveitar melhor o tempo.

É estar mais próximo de quem amamos, sentir satisfação com o trabalho e ter acesso a recursos básicos que são fundamentais para uma vida tranquila.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, será apresentada a importância da qualidade de vida, seu conceito e como ter uma vida melhor em pouco tempo.

O que é qualidade de vida

O conceito de qualidade de vida engloba condições básicas e suplementares das pessoas, e dentre as mais importantes estão:

  • Bem-estar físico;
  • Bem-estar emocional;
  • Bem-estar mental;
  • Bem-estar psicológico.

Ela também está relacionada à qualidade nos relacionamentos sociais, com a família e com os amigos. Pessoas com qualidade de vida são mais saudáveis e têm acesso à educação.

Outros domínios envolvem a qualidade de vida, como o físico, psicológico, de independência, de relações sociais, de meio ambiente e de aspectos religiosos.

Viver em um local seguro, como no caso de um condomínio com serviço de portaria, também está relacionado à qualidade de vida.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) também ajuda a medir a qualidade de vida nos países, comparando aspectos como riqueza, qualidade da educação, expectativa média de vida e índice de natalidade e mortalidade.

Qualidade de vida: O que é e sua importância

Importância da qualidade de vida

As pessoas vivem uma rotina frenética e acabam se esquecendo delas mesmas, mas quando isso acontece, vários problemas podem surgir como o estresse e a depressão e que afetam a saúde de maneira geral.

É imprescindível que as pessoas cuidem de sua saúde para que tenham mais qualidade de vida, dessa forma, podem melhorar outros aspectos, como os fatores econômicos, sociais, culturais e políticos.

Se a qualidade de vida de um indivíduo estiver boa, todos os outros fatores pertencentes a ela também melhoram.

Uma família com idoso em casa e que não tem tempo para oferecer todos os cuidados necessários, pode procurar um lar residencial para idosos para que ele possa ter mais qualidade de vida. 

Mas existem outras maneiras de melhorar as condições, conheça algumas delas no decorrer deste artigo.

Como conquistar qualidade de vida

Para conquistar qualidade de vida e bem-estar em pouco tempo, é necessário ter atenção em relação a alguns aspectos do dia a dia. São eles:

Cuidar da alimentação

É muito importante consumir alimentos vindos da terra e evitar comidas industrializadas. Dê prioridade para frutas, legumes, verduras, oleaginosas, grãos e evite frituras, alimentos ultra processados e produtos alimentícios industrializados.

O consumo exagerado de certos tipos de alimentos pode causar doenças, e para melhorar ainda mais a alimentação, conte com a ajuda de um nutricionista.

Dormir o suficiente

Durante o dia, as pessoas realizam suas atividades principalmente no local de trabalho, como no caso de um profissional que utiliza equipamento de proteção individual motosserrista.

Mas durante a noite, é fundamental dormir o suficiente para que o organismo tenha condições de preparar o corpo para o dia seguinte. Dormir de 6 a 8 horas ininterruptamente é suficiente para que o organismo possa se recompor.

Beber água

Nenhuma bebida é capaz de substituir a água, visto que ela é fundamental para as células e para manter o corpo sempre hidratado.

O ideal é consumir, pelo menos, 2 litros de água todos os dias, e se quiser variar um pouco, pode consumir água saborizada e água de coco.

Fazer atividades físicas

As atividades físicas trazem muitos benefícios para o corpo e a mente, sendo uma das principais responsáveis pela qualidade de vida.

Ao longo do dia, a rotina exige responsabilidade, por exemplo, frequentar corretamente as aulas para recém habilitados, mas você só terá condições de cumprir com todos os seus compromissos, se estiver saudável.

Os exercícios físicos melhoram o condicionamento do corpo, aumentam a disposição, trazem mais resistência e melhoram o humor. Algumas modalidades também fortalecem o coração, a estrutura óssea e liberam substâncias benéficas.

Considerações finais

O processo para conquistar qualidade de vida é prazeroso e os resultados podem ser sentidos imediatamente. Beber água suficiente, ter uma boa alimentação, dormir bem e fazer exercícios trazem sensação de bem-estar assim que são colocados em prática.

Uma vida mais saudável e prazerosa vai trazer mais disposição para trabalhar, estudar e aproveitar os momentos ao lado das pessoas importantes para sua vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Continua após a publicidade..

fabiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *