STJ forma maioria para que Robinho cumpra pena no Brasil

STJ forma maioria para que Robinho cumpra pena no Brasil

Brasileiro foi condenado na Itália, mas fugiu do país europeu.

Acontece nesta quarta-feira (20/03), o julgamento do Superior Tribunal de Justiça sobre pena de Robinho. O brasileiro foi condenado na Itália por crime de estupro, mas nunca cumpriu pena porque fugiu para o Brasil.

O crime aconteceu em 2013, mas a condenação só veio em 2017. O jogador, no entanto, aproveitou uma brecha do processo, que não confiscou seu passaporte, e viajou para o Brasil – que não tem acordo de extradição com a Itália.

Na Itália o caso já foi julgado em última instância. Isto é, não cabe mais recurso. No entanto, a extradição do ex-jogador não é possível em vista da Constituição brasileira. O único recurso seria o brasileiro cumprir a pena no Brasil.

Esse foi exatamente o pedido feito pelo país europeu, que esta sendo julgado no Brasil. Já no começo da noite desta quarta, foi confirmado que STJ formou maioria para mandar Robinho para a cadeia.

Dos ministros, votaram:

A favor: Francisco Falcão (relator), Humberto Martins, Herman Benjamin, Luís Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Boas e Sebastião Reis.

Contra: Raul Araújo e Benedito Gonçalves.

O julgamento não foi a respeito do crime, mas sim a respeito do julgamento italiano. Isto é: os ministros brasileiros apenas apuraram se a Justiça italiana não violou nenhuma regularidade. Ou seja, a Justiça brasileira não julgou se Robinho cometeu o crime ou não, apenas se a justiça italiana seguiu os ritos processuais.

Fonte

Continua após a publicidade..

fabiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *