Repercutiu na rede X, uma publicação que expôs que o ex BBB Matteus Amaral estava na lista de aprovados de universidade. Mas o que chamou a atenção é que o vice campeão do reality se declarou preto para entrar na faculdade.
Após repercussão do caso, Matteus ainda não falou abertamente sobre o caso, mas publicou um vídeo em seu perfil nas redes sociais em que aparece acarinhando um de seus animais e uma voz feminina de fundo afirmando que não daria em nada o caso.
Matteus cursou Engenharia Agrícola até o quinto período. Segundo ele, teve de sair do curso para cuidar da avó que enfrentou problemas de saúde. A universidade enviou uma nota ao colunista Gabriel Perline, da Contigo!, confirmando o uso de cotas feito por Matteus.
“Em 2014, o estudante Matteus Amaral Vargas ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Agrícola oferecido em conjunto com a Unipampa. A inscrição dele foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos”, dizia o instituição de ensino.
Além disso, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia disse que o curso feito pelo gaúcho não existe mais na instituição. Sobre as cotas, a instituição disse que na época declaração era feita somente com autodeclaração feita à mão.
Segundo eles, em 2014 na época em que Matteus se autodeclarou preto não havia nenhum tipo de fiscalização como nos dias atuais e que somente era aberta uma investigação caso houvesse algum tipo de denúncia.