Ziraldo, autor de O Menino Maluquinho, acaba de falecer enquanto dormia em seu apartamento, aos 91 anos de idade
Os familiares de Ziraldo confirmaram ao público a notícia do falecimento do escritor.
O escritor e desenhista Ziraldo faleceu na tarde deste sábado, dia 06 de abril, aos 91 anos de idade. A notícia foi confirmada pelos familiares dele.
De acordo com as informações, o falecimento do escritor ocorreu de modo pacífico. Ziraldo dormia em seu apartamento, situado no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, quando perdeu a vida por volta das 15h00.
Nascido em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932, Ziraldo Alves Pinto era o mais velho de sete irmãos. A veia artística projetou-se ainda na infância, quando, aos seis anos de idade, teve publicada no jornal A Folha de Minas a sua primeira ilustração.
Em 1957, Ziraldo formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais. No ano seguinte, casou-se com Vilma Gontijo, com quem teve os filhos Fabrizia, Daniela e Antônio.
Ziraldo passou por vários jornais e revistas do país, como A Folha de Minas, Era Uma Vez, O Cruzeiro, A Cigarra e Jornal do Brasil. A sua grande fama viria, sobretudo, com as charges políticas.
À época, tornou-se um dos principais opositores da Ditadura Militar, utilizando de seus trabalhos artísticos como ferramenta de protesto. Em 14 de dezembro de 1968, Ziraldo foi detido e levado ao Forte de Copacabana em razão do Ato Institucional número cinco (AI-5).
Dentre as suas obras de maior destaque, O Menino Maluquinho, de 1980, desponta como uma das mais lembradas pelo público, ultrapassando diversas gerações de crianças e adolescentes.